Buscar

Como funciona e quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?


A restituição do imposto de renda é uma compensação que a receita federal faz para todas as pessoas que pagam valores superiores aos devido na declaração do imposto de renda.


Isso geralmente acontece por dois motivos principais:

- Trabalhadores que tem o imposto de renda descontado na fonte, mas que não recebe o suficiente para ser taxado pelo imposto de renda.

- Quando as suas deduções do imposto de renda são aprovadas e então você pagou mais do que deveria.


Existem duas formas de declaração do imposto de renda, é importante saber quais delas pode ser mais benéfica para você, consulte um Contador e tire todas as suas dúvidas

Isso acontece porque a declaração simplificada do imposto de renda já oferece 20% de desconto para quem opta por ela. Esse desconto se deve também à maior facilidade e a falta de necessidade de um trabalho maior dos fiscais da receita federal.


O lote da restituição no qual o contribuinte receberá a restituição, caso tenha direito, é definido pela regra de tempo, segundo a Receita Federal. O órgão informa que, para a formação de cada lote, são levadas em consideração as declarações transmitidas e processadas até a data de emissão do lote. A emissão ocorre, em geral, cerca de 15 dias antes da data de pagamento.


Além disso, dentro do próprio lote, a restituição ainda respeita as prioridades definidas por lei. São elas: idosos, pessoas com deficiência física ou intelectual ou de moléstia grave, e contribuintes que tenham como maior fonte de renda o magistério.


Em resumo, recebem primeiro a restituição os contribuintes que se encaixam nas prioridades legais, seguidos pelos demais contribuintes conforme a data de entrega da declaração - quem enviou antes deve receber o pagamento antes.


Confira o cronograma dos lotes da restituição do IR 2020:

·       1º lote: 29 de maio

·       2º lote: 30 de junho

·       3º lote: 31 de julho

·       4º lote: 31 de agosto

·       5º e último lote: 30 de setembro


Fonte: Terra

0 visualização

Redes Sociais:

  • Facebook
  • Instagram

Matriz
Rua General Osório, n° 163 - Centro
Brodowski / SP

(16) 99300-8008
contato@sueliadamicontabilidade.com.br

Filial - 1
Rua Cel Antonio de Souza, n° 488
Santo Antonio da Alegria / SP

(16) 99195-1062
contato@sueliadamicontabilidade.com.br


Filial - 2
Rua Platina, n° 70
Ribeirão Preto / SP

(16) 99297-7598
contato@sueliadamicontabilidade.com.br